Pombagira

Pomba gira é vista como um Exú feminino, um mensageiro entre este mundo e o mundo espiritual, um espírito, (que nas religiões Abraamicas do deserto seria certamente visto como um anjo), de forte e vincada personalidade.


Pomba gira é um espírito feminino também de luxúria, sendo que todos os prazeres e coisas deste mundo lhe são agradáveis.


Tem aparência de "Diaba" vermelha, nua e sensual. Ela costuma ser invocada para trabalhos de magia sexual, amarração, separar ou unir casais, etc.


Afirma-se na teologia Umbanda e Kimbanda que Pomba-Gira, (o conceito que serve para distinguir toda uma linhagem de espíritos femininos), constitui na verdade uma enorme legião subdividida em ramos distintos:

Existem pombas giras ligadas ás encruzilhadas, ( Pomba Gira das 7 encruzilhadas), bem como pombas giras ligadas a locais ermos, ( Pomba Gira Maria Mulambo ), como pombas giras relacionadas com ciganas, ( pomba gira Cigana), como pombas giras afectas aos cemitérios, ( pomba gira Calunga).


No decorrer de um processo espiritual milhares de pessoas já afirmaram ter visto os seus desejos concretizados através deste tipo de entidade, ao passo que outras viram todo o tipo de alterações milagrosas suceder na sua vida.


As oferendas realizadas a pomba gira, são: charutos, bebidas fortes, cigarros de boa qualidade, flores vermelhas, espelhos, jóias bonitas e brilhantes, licores, bijutarias, perfumes e tudo aquilo que um espírito feminino adora.


Os locais de oferenda, variam consoante a natureza da pomba gira em questão ...


As Pombas-Giras têm um nome cabalístico: KLÉPOTH.


E cada uma atende por um nome diferente: rainha das 7 catacumbas, Maria Padilha…


Maria Padilha é uma das principais entidades da Umbanda e do Candomblé, da linha da esquerda, sendo também conhecida por Dona Maria Padilha, e considerada a Rainha das Pombas-Giras. É a Rainha do Reino da Lira, Rainha das Marias.


É a mulher de Exu Rei das 7 Liras, ou Exu Lúcifer, como é conhecido nas Kimbandas .


Rainha do candomblé não pelo culto africanista aos Orixás, senão por ser essa palavra o sinônimo de dança e música ritual.


Devemos dizer que a Pombagira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos iorubás. Ela pode ter muitos maridos, que se tornam seus "escravos" ou empregados.


Em terras bantas é originalmente chamada de “Aluvaia-Pombagira", está é uma palavra africana de um idioma do povo banto (Angola), erroneamente confundido por algumas pessoas desinformadas com palavras do português “pomba um pássaro” e "gira sentido de movimento circular”.


É bonita, jovem, sedutora, elegante, feminina, mas também tem vidência, é certeira e sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir proteção e curar várias doenças. Em vida teria sido uma fina prostituta ou cortesã influente.


Mas não se engane, pois ela gosta de ser respeitada e admirada e é ponta de agulha, quem brinca com ela geralmente vai morar na sepultura.


Sua característica principal é ser uma pombagira festeira adora festas com ritualísticas e alegria daí ser chamada de rainha do candomblé.


Prefere bebidas suaves, vinhos doces, licores, cidra, champagne, anis etc...


Gosta de cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho, destaque, flores e perfumes, usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras etc...
As suas oferendas são: cigarros, champanhe, rosas vermelhas em número ímpar, jóias, cosméticos, espelhos, mel, licor de anis.


Os seus trabalhos são geralmente despachados em encruzilhadas em “T”.


Os sacrifícios a oferecer-lhe : galinha vermelha, cabra, pata preta.


A saudação a Exú: Laroyê , Exu ! (“Salve, Exu !”)


Maria Padilha se divide em muitos outros caminhos, para melhor reverencia-la:

Então, já que tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais dessa sedutora e misteriosa pombagira, vamos sempre lembra-la e admira-la não só por sua beleza mais sim também por seus feitos.


O maior segredo para pedir e obter o que pedir para Maria Padilha, está na fé nela e no respeito por ela.


Laroiê Pombagira.